Nós adoramos essa palavra: S O R T E.
Sentimos que uma onda de coisas boas nos atinge só de pensar nela. Só de pronunciar essa palavra em voz alta. Uma de nós está até escrevendo um romance que tem sorte no título. Garotas de Sorte.
Então quando o livro “Respostas de um Astrofísico”, de Neil deGrasse Tyson tocou neste assunto, ficamos feito um cachorro de rua olhando pra uma vitrine de frango assado. Não, um cachorro, não. Duas cadelas. Completamente hipnotizadas.
Tyson fala da sorte sob um olhar científico. Ele, como um astrofísico agnóstico, está mais preocupado com o que é possível de ser comprovado. E a sorte cósmica é das coisas que podem ser comprovadas, cientificamente falando. Não é questão de acreditar ou não. Não é questão de opinião ou ideologia. Não é questão de dogma nem religião. Ou qualquer misticismo. É observação e constatação, puramente. “É incrível o simples fato de estarmos vivos, para início de conversa. O genoma humano é capaz de gerar trilhões de seres humanos, que nunca nascerão. Ao invés de todos os outros, você está aqui.” Esta é a sorte cósmica: você está aqui.
Você está aqui neste planeta, a Mãe Terra.
Você está aqui e tem milhões de chances na sua frente.
Você está aqui e pode mudar as coisas. Não todas, é claro. Mas ninguém está falando de todas.
Você está aqui e pode ser diferente. Pode se tornar uma pessoa muito mais interessante. Dá trabalho, mas se você quiser…
Você está aqui e pode até ser feliz. E ser feliz é a maior ‘sorte’ não apenas para você, principalmente para quem está perto de você. Como diz o filósofo Leandro Karnal: “Gente feliz não torra. Gente feliz não pega no pé dos outros. Gente feliz, aliás, não se preocupa com a vida dos outros. Gente feliz não é indiferente ao mundo, mas não fica seguindo o mundo pra corrigi-lo, com missão pedagógica de correção. Gente feliz é feliz. E gente infeliz olha pros lados, porque olhar pra frente é olhar pro seu próprio espelho. E isso dói, isso incomoda. E alguns chamam isso de virtude da superioridade, quando apenas esconde ou covardia, recalque ou inveja.”
Acreditando ou não, a sorte está com você. É só uma questão de aproveitar. Boa Sorte, e vai ser feliz!
Por Irmãs de Palavra (@irmasdepalavra)